segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

SOBRE A SAÚDE NO BRASIL

SOBRE A SAÚDE NO BRASIL
Ana Maria Guimarães Ferreira



COMO VAI A SAÚDE?
Vai muito mal obrigada!
Aésar de toda a propaganda dos nossos governantes, a saúde esta de mal a pior, precisando ser internada sob o risco de ter um AVC e morrer.
Os Planos de Saúde que surgiram como a solução mágica para todos os problemas, não passam de um engodo.
Se você fica doente e procura marcar um médico, deverá ter muita fé, dependendo do seu Plano, a sua consulta pode levar de 1 a 3 meses para ser agendada.
Quando você procura um determinado profissional, com o qual vcoê vinha fazendo consultas regulares, descobre que ele saiu do Plano e assim babau.... ele não mais atende seu Plano.
As marcações se arrrastam como na fila do INSS, do Pronto Socorro.
Aliás eu me pergunto: de onde tiraram o nome PRONTO SOCORRO, se o atendimento nunca é de Pronto e se o socorro às vêzes nem chega.
Campanhas e mais campanhas são veinculadas aos jornais e a TV. Câncer de mama voce pode evitar. Câncer de próstata e por ai vão.
A todo o momento somos bombardeados pelos anuncios estimulantes que nos dizem "Vá ao Centro de Saúde mais próximo" e ficamos com a ilusão que chegaremos e logo seremos atendidos pela ginecologista ou pelo urologista.
Qual o que? Para ser atendido pela ginecologista você deve assistir a várias palestras sobsre a maternidade, controle de natalidade etc e tal.
Uma moça de 20 anos, realmente teria necessidade de saber mais sobre isso mas uma mulher de 50 que lhe interessa palestras sobre controle da natalidade . metodos anticonceptivos, planejamento familiar...
Faz-me rir...
Densitometria Óssea? Só para quem tem Plano de Saúde. O pobre, o lascado nem sabe o que isso quer dizer quando mais fazer um exame desse. Quando voce tem convênio, a Densitometria é imprescindível.
Quando nao tem Plano de Saúde ....voce nem faz.
É um sobe e desce na importancia dos exames dependendo de quem está sendo atendido.
Já começa pelo atendimento ao usuário nos POSTOS DE SAUDE. Os atendentes via de regra, não possuem os requisitos mínimos de atendimento ao público. Não tem paciência, nao tem cordialidade e tratam seus semelhantes como se fossem de outra espécie.
O telefone da OUVIDORIA está lá fixado na parede. Mas de que adianta se o pobre não sabe siquer o seu significado. Por isso sofrem calados pois sua voz é sufocado pelo desconhecimento.
Muitos médicos, por sua vez - quem sabe espíritas - mão olham para o paciente atendem de cabeça baixa. sem examinar, sem tocar como se estivessem psicografando achando decerto que são Chico Xavier da Meidicna...Resolvem o problema em minutos, em segundos.
A frase mais ouvida la fora do consultorio é PRÓXIMO!
Tenho a sensação de que estou numa fila de ssupermercado, no Banco ou mesmo quem sabe numa casa de garotas de programa chamando o próximo cliente.

Senhor Presidente! Senhor Governador...
A escola já tem os amigos da escola que aparentemente tem dados excelentes resultados.
Não seria a hora de criarmos os AMIGOS DA SAUDE?
Onde pessoal com educação, orientasse os usuários, treinassem os atendentes e explicassem aos médicos e enfermeiros de nariz empinado que o patrão deles não é O SR. LULA, não é o GOVERNADOR DO ESTADO, mas sim NÓS, o Povo pois é com nossos impostos que eles são pagose se nós não existíssemos pagando esses altos impostos, eles não teriam emprego, nao teriam salário, nao teriam tambem Planos de Saúde!
Que eles aprendessem a tratar-nos com o respeito que merecemos, com a decência que merecemos afinal somos seus Patrões!
Mas precisamos que os POSTOS DE SAUDE tenham condições de fazer exames, de terem os profissionais que o médico encaminha como Nutricionista, Psicologa, Fisioterapoeuta.
Já vi médicos que nem sabiam no local onde trabalhavam que não dispunha do profissional que ele pedia para marcar consulta.
Ora ora esqueceram de dizer ao médico que ele4 não estava no Hospital Paarticular onde trabalhava depois do expediente no Posto.

E ai Senhor Presidente?e ai SENHORES DEPUTADOS E SENADORES
Onde foi parar o meu rico dinheirinho arrancado a fórceps de minha conta, arrecadado do meu bolso e do bolso de tantos brasileiros com o CPMF.
Ainda bem que isso acabou. Assim não sinto vergonha de ser brasileira e nem passo mais raiva!
Onde foi parar o meu dinheiro?
As pessoas são pessoas e não animais, bois num curral a espera da vacina da caridade para serem agulhados. Não senhor
Hoje rezamos todos os dias para que Deus não nos permita ter algum tipo de doença que nos leve ao leito de um Hospital do Estado.
Pedimos a Deus que nos de um enfarto agudo daqueles que mal dá tempo de saber o que esta acontecendo porque quem não tem Plano, não terá a vida esticada, espremida.
Para quem não tem Plano, o melhor é fazer convênio com a MORTE e pedir a ela rapidez e eficiência no contrato feito.
Que ela seja rápida posto que é morte, indolor posto que é para pobre, mas que seja com pouca ou nenhuma chance de ficar em coma no leito de um Hospital todo entubado porque Senhor, nem sempre tem remédios no Hospital Publico.
Que Deus se apiede dos pobres de bolso e dos pobres sem Convênio
Uma coisa é certa! O convênio Morte é normalmente comprado em parcelas não reajustáveis...
A Saúde? Vai mal, muito mal mesmo a ponto de me levar a sugerir uma campanha urgente:
' SALVEM O POVO BRASILEIRO SALVEM A SAUDE"

Nenhum comentário:

Postar um comentário