sábado, 3 de janeiro de 2009

GRITO DO IPIRANGA – INDEPENDENCIA OU MORTE!

Acabei de passar por uma situação que me fez repensar a historia desse Brasil.
Afinal porque D.Pedro resolveu dar o grito de independência?
Lógico estava fulo de raiva com Portugal logo com quem? Portugal seu berço esplendido,.sua pátria, sua mãe....Estava bravo com, seu pai que o mandava voltar.
Ora se você fica bravo com sua mãe, sua pátria e resolve dar o grito de independência o que não gritaria se você ficar fulo com seus amigos, seus parentes, seus conhecidos e resolver também dar seu grito de independência?
Queremos a independência queremos deixar de ser escravos mas o que escraviza é o egoísmo e a falta de conhecimento da sua própria natureza que permite que o escravizado não faça nada para terminar isso

D. Pedro recebeu a carta que o deixou irado e o levou a pronunciar a famosa frase: “Independência ou Morte”.A carta que irritou Dom Pedro era das cortes portuguesas que pediam a volta imediata dele para Portugal.
Eu não recebi carta nenhuma mas as vezes fico irada com abusos, com situações, com a exploração que vejo, que sinto, que permito, que me torna escrava e ai? Cadê o riacho do Ipiranga? Alias cadê o Ipiranga? Cadê as margens plácidas?
Será que é por isso que ainda não dei o Grito de Independência?
Ou será porque antes eu nunca disse FICO.... Se é para o bem de quem? Será porque a coroa que tive foi apenas uma coroa de Rainha numa época em que trabalhei numa Empresa e de repente num concurso me vi enfaixada e coroada mas não tinha nenhum aventureiro querendo a minha coroa?
E nem eu era Brasil e o único Portugal que eu convivi era uma amiga –Marilia Portugal, da qual eu não precisava me separar porque somos amigas ate hoje....
Como eu ia cingir minha cabeça com a coroa?quem ia se apoderar do que?
A única coincidência é que eu pensei em dar meu grito de independencia exatamente em setembro .Alias setembro sempre foi um mês de grandes decisões para mim.

Ora D. Pedro se apoderou da coroa (será que era uma coroa de cinqüenta ou sei la quando anos mais? porque eu não posso me apoderar da espada que era de D.Pedro e assim bradar loucamente digo literalmente como louca INDEPENDENCIA sem morte.
Eu não tenho povo, mas tenho batalhas ganhas com gloria como por exemplo quando briguei via Procon com a Embratel, ou quando usei a Ouvidoria e o Banco do Brasil veio se desculpar;..... foram grandes batalhas solitárias claro, sem soldados mas com uma grande torcida : filhos e amigos torciam e acreditavam em mim.....

Pedro I, manteve o trabalho escravo, e os latifúndios... e eu continuei escrava sem latifúndios...
Um dia eu li o que alguém escreveu que morava em São Paulo e nunca tinha conhecido alguém, que morava no Ipiranga... Eu também não conheci e não conheço nem o riacho do Ipiranga......
O meu grito do Ipiranga deve ser dado no Lago Sul ou no Lago Oeste em Brasília mesmo, porque detesto o controle dos outros sobre mim, detesto a escravatura, detesto explorações, e quando isso acontece experimento, como todo o bom brasileiro que nasceu pós brado de Independência ou Morte ,o sabor amargo da revolta, por me sentir por minutos escrava, controlada e servil.
Ora se D.Pedro deu o grito e a Independência a todos nós quem sou eu para permitir que o grito de D.Pedro fique esquecido. Alias ninguém perguntou se D,.Pedro não ficou rouco de tanto gritar porque eu grito, grito, grito e ninguem escuta.....
O zelo excessivo sufoca mas o descaso, a exploração e o controle matam;
POR ISSO GRITO

INDEPENDENCIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário