sábado, 3 de janeiro de 2009

NATAL TEMPO DE REFLEXAO

<

Falar sobre o Natal implica em tentar entender o significado que esta data tras para cada um de nõs.
Das lembranças infantis que povoam a nossa mente, dos natais passados.
Eu me lembro com saudade dos velhos Natais de antigamente quando a familia toda vinha de vários lugares, bairros distantes e cada um com sua sacola mágica cheia de presentes, as vezes simples e as vezes que nos faziam estremecer de alegria.
A ceia era numa mesa enorme, cheia de pratos deliciosos e quitutes saborosos, feitos pelas mães, avós e tias.Não podia faltar a castanha portuguesa, a amêndoa, o coquinho, as frutas cristalizadas,nozes e avelãs....
E as sobremesas? Eram incríveis! Pareciam sair de dentro do livro de receitas da Tia Anastácia do Sitio do Pica Pau Amarelo.
Pudins brigavam pelo espaço à mesa com o manjar de côco onde as ameixas tomavam banho na calda de caramelo.
Tortas doces e tão doces que enchiam a nossa boca de água antes mesmo que provássemos.
Tinha de tudo naquela mesa mágica. Não faltavam os pastéis da mamãe (receita de família italiana) concorridíssimos, sempre quentinhos e deliciosos que na boca pareciam desmanchar.
O Peru coitado, morria de véspera! Lembro bem da cerimônia: muita cachaça para o coitado e depois a morte..... Para mim tão dolorosa. Mas depois, minha mente infantil e inquieta, esquecia da dor e comia no dia seguinte com aquela farofa de miúdos e saboreava e repetia, achando a maciez do peito e imaginando que a cachaça que deram ao peru estaria ali na carne.
Tudo era motivo de alegria.Rever vovó e os tios e primos.Abrir presentes e tentar adivinhar o que seria aquilo.
Mas o momento mágico era quando mamãe nos chamava para a porta da casa da vovõ e apontava para o céu e dizia : "Olhem o Papai Noel chegando". Não sei se para não ficar para trás dos outros irmãos e primos ou porque minha inocência queria tanto ver.... mas eu via Papai Noel.,seu trenó puxado pelas renas e eu gritava de alegre.
-Olhem o Papai Noel... tô vendo ele! olha o trenó..... Eu via as renas, via o velhinho com seu grande saco de presentes e acenava para ele até qie mamae nos trazia de volta a grande sala onde supostamente Papai Noel deixara nossos presentes.
Eu ficava pensando como ele tinha sido tão rápido mas ao mesmo tempo imaginava que ele coitado tinha que visitar tantas crianças que nao podia demorar mesmo e tambem ele tinha ajudantes! E corria para abrir meu embrulho;
Natais tão imaginativos, criativos, cheios de amor e de fé é tudo o que tenho guardado na lembrança;.
Tentei fazer Natais assim ao longo de minha vida de mãe e de casada mas acho que não foram iguais aqueles quem sabe porque ainda não tenho os netos e quem sabe porque Papai Noel de hoje é mais mercenário e manda colocar anuncios nas TVS, com várias coisas que atrapalham até os pedidos. Coisas demais, imaginação de menos.
As ceias de hoje já veem prontas é so descongelar e esquentar.
O Peru não morre de véspera e tampouco bebe cachaça. Vem congelado e sem cabeça. Acho que as crianças de hoje imaginam que ele nasça no congelador e sem cabeça. coisa esquisita essa!
Ninguém quer ter trabalho. Ninguém quer sair de casa para ir para outra casa. Acham tudo longe mas como diz minha amiga Margarita "longe de que?"
Não se reunem mais as familias ate porque os pais estão separados e os filhos casados. Dia 24 com um dia 25 com o outro pai e assim vai mulher, sogra etc...
Juntos porém separados! Nada que TIM, Brasil Telecom,.Claro e outras operadoras não resolvam. Um Feliz Natal ao som do celular com direito a barulho dos vizinhos, da rua ou alguém sòzinho em frente a uma coxa de peru com resquíscios de uma farofa e um mini bolo.
Sem direito a ver Papai Noel, treno pois océu tão poluido não permite que as renas enxerguem nada assim Papai Noel desistiu e vem mesmo de GOL ou de TAM...
Não se tem mais sonhos, não se acredita mais em Papai Noel, não se pedem mais presentes bobos como a boneca de louca, o bambole, o carrinho de Pato Donaldo que corre na mesa e não cái. Hoje pedem-se computadores, celularesm MP3 e a vovó é cumprimentada via internet pelo MSN. Ela aparece confusa e inquieta diante daquela camera pequena e oferece beijos mas não pode dar o colo da vovo nem, aquele abraço gostoso que parece que estamos definitivamente seguros!
Natal tempo que os rReis Magos levavam presentes ao menino Jesus e nós recebíamos os nossos dos nossos Reis Mágicos - nossos Pais
Tempo em que em cada casa tinha um Presépio e nós cuidávamos daquele menino que estava num berço de palha.
Quando as árvores coloridas de bolas multicores coloriam a nossa vida
Natal tempo de lembranças. Que possamos reviver as coisas boas e transmitir aos filhos e netos o que esta data deve representar para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário