sábado, 3 de janeiro de 2009

SOBRE A AMIZADE

SOBRE A AMIZADE
categorias: Crônicas
Sobre a amizade
Ana Maria Guimarães Ferreira







Sempre pensei que falar sobre a amizade era assunto esgotado.

Tantos pps lindos retratavam tudo o que eu sentia, via e fazia.

Mas não sei ,faltava algo, assim de dentro de mim para fora de mim, algo que pudesse expressar o que realmente significava para mim.

Mas sempre esbarrava em ter que traduzir isso num significado só, como se todos os amigos fossem iguais como se a dor que um provocava pudesse ser igualada para todos,como se o amor de um pudesse mensurar o dos demais.

Percebi , contudo, que não era assim, que não era verdade.

Amigos são como filhos: todos tem seu lugar garantido no coração, mas uns precisam mais de algo, outros precisam menos, se conformam mais.

Uns nos acompanham nos gostos de arte e música outros já são especiais quando dele precisamos de um ombro amigo.

Tem o amigo do supermercado aquele que com você partilha as ofertas melhores, que da as dicas mais importantes, os segredos mais escondidos são revelados como a oferta do dia: atraente, envolvente, perfeito.

Há o amigo da preocupação, aquele que se preocupa conosco quando nos vê triste, mas que não gosta de demonstrar fraqueza e assim não é capaz de entender que podemos estar tristes porque estamos magoados com ele ou com qualquer outro ou qualquer outra coisa.

Mas ele se mostra o guerreiro que nos defende sem, contudo querer permitir que os outros o percebam como alguém que gosta tanto da gente, que quer tomar conta da gente, cuidar.

Dizer que são iguais é mentira.

Cada um é cada um diferente, único.

Uma palavra, um gesto dito por um pode ferir magoar, doer tanto que nos sentimos tristes e abalados no coração.

A mesma palavra dita por outro pode nos soar como um aviso, uma advertência, um conselho, uma bronca, mas não chega a doer, não chega a machucar.

Não porque os amemos menos, mas porque nosso amor também é único para cada um deles.

Torna-se difícil querer catalogar amigos, definir o amor que sentimos por um e por outro.
Independe do tempo de nossa amizade, depende muito mais do nosso interior do rir juntos, do permitir extravasar tudo sem críticas, sem censura.

Como os dias que nunca são iguais os amigos nunca são iguais tem a mesma alma, o mesmo carinho, mas dados de forma diferente uns dóceis outros mais agressivos, uns com muito humor, outros com um humor mais reservado.

O gostar também é como a noite nunca igual uma a outra, mas sempre linda.
Queria poder fazer com que meus amigos entendessem como eles são especiais para mim, como os amo, como preciso deles, como necessito deles.

As vezes a minha forma de ser faz com que eles achem que eu não preciso deles, que não os amo tanto, mas queria que mesmo assim eles sempre tentassem nunca desistissem, sempre me paparicassem mesmo quando eu disser Não entendessem que eu quero dizer Sim.

Que perdoassem minhas falhas, que entendessem minha alma, que morassem de graça no meu coração sem precisar de fiador, de seguro de nada.

E que acima de tudo nunca partissem antes de mim, pois quando eu partir quero vê-los reunidos na grande roda da despedida e, com tanto amor junto acredito que ficarei mais leve e assim terei garantido minha passagem com preços promocionais que já terei pago parcelada.

E como não levarei excesso de peso, pois terei deixado para trás mágoas e ressentimentos que nunca fizeram parte da minha história com meus amigos, embarcarei apenas com a mala das ótimas lembranças que eles me deram ao longo da vida.

Aos meus amigos. me dou plena e inteira, me dou amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário