quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

LEMBRANÇAS E SAUDADES DE UMA MULHER MADURA

LEMBRANÇAS E SAUDADES DE UMA MULHER MADURA

Eu estava na internet cansada e pensando que nunca mais tinha tido uma pequena inspiração para escrever o que eu chamava de crônicas do dia a dia.
Na verdade, pedaços de mim, que amigos mais queridos, chamavam de crônicas e eu acreditava...
Encontrei por acaso,.... será que por acaso? Como diria Young “coincidências não existem” uma crônica que adorei, o jeito dela estar ali, dizendo coisas tão simples de forma tão poética – numa casa feita de poesias - A CASA DE RUBEM ALVES - esse era o site do cronista.
Será que podemos dizer sem ofender a família, a esposa, filhos e netos? mas como uma adolescente impetuosa – Amei-o.
Amei suas crônicas, sorvi cada uma delicadamente e como um doce pequeno porém precioso, fui colocando pedaços pequenos dentro de minha alma.
Me apaixonei perdidamente por cada uma delas e sem querer parecer vulgar sentia vontade de tê-las e lê-las.
Numa delas em especial me perdi e me achei. Quando ele fala do “Velho que acordou menino.”
Me senti assim renascendo, acordando num sonho e como ele fui me lembrando das pessoas especiais e interessantes que apareceram em minha vida e como num passe de mágica acordei menina.
Uma simples lembrança me levou de volta ao passado, a infância, a adolescência e a maturidade. Tudo em instantes, como um furacão que me rodopiava e me levava a lugares distantes da minha mente, das minhas recordações.
Foi assim que no meio de uma nuvem branca eu a vi:

A PROFESSORA EMILIA

Era uma mulher pequenina, talvez com quarenta e oito ou cinqüenta anos,bem morena, quase negra ,um pouco curvada ou pelo tempo ou pela fragilidade do corpo magro, de cabelos crespos e mesclados com brancos e de uma doçura angelical.
Nunca soube seu sobrenome,
Naquele tempo professora era professora, não tia. Mantinha uma relação de afeto com respeito mas com consciência de que estávamos num patamar abaixo delas sem relações de parentesco mas com relações de amor e carinho,
Com ela aprendi as primeiras letras e a subir cada escada das palavras. Observadora atenta, ela era a grande mestre que hoje, não existe mais. Cuidava de cada um de nós com o amor e o carinho de uma mãe. Sabia quando estávamos famintos, quando estávamos com problemas em casa. Nada lhe passava desapercebido.
Foi assim que minha mãe foi chamada a escola publica pela minha querida mestre para me levar ao oculista , pois ela descobrira que eu era míope . Óculos feitos eu estava ali radiante de alegria a galgar degraus e degraus do conhecimento.
Foi ali descobri pela primeira vez a fome devassadora da paixão –foram suas mãos que me guiaram pelos caminhos do amor aos livros.Eu tomava café, almoçava e jantava livros.
Fiquei gulosa e depois de alguns anos quando me mudei e passei a estudar perto de uma Biblioteca Municipal ( Hoje nem sei mais se as crianças freqüentam, bibliotecas) li todos os livros da Biblioteca Municipal Carlos Alberto, no Méier e foi assim que me tornei a “devoradora de livros”
E a professora Emilia ainda hoje continua povoando minhas memórias e revivida por mim através de uma velha foto desbotada (daquelas de antigamente, nos grupos escolares onde as crianças sentavam-se e a professora permanecia perfilada ao lado dos seus pupilos).
Com certeza ela já içou vôo para Colégios no Alto e de lá me viu crescer....


Ana Maria Guimarães Ferreira

Um comentário:

  1. Ana Maria:
    Gostaria de agradecer a sua participação em todos estes dias em que estive transferindo o blog.
    Neste período não tive tempo para entrar em contato para agradecer cada postagem e reponder aos e-mails, mas o faço agora.

    O texto da Professora Emília já foi incluído no Lembranças, ok?

    Depois, se quiser, envie seu perfil para postarmos lá no Duelos. Se quiser, envie foto e inclua signo, pois a maior parte das pessoas está colocando...

    Nesta transferência, descobri que o poema que você enviou e é dedicado a seu filho não foi postado. Com certeza foi por erro do Terra, mas eu peço desculpas por não ter percebido. Hoje ele será postado.

    Gostaria de saber se você saberia me dizer os dados (autores ou cantores) da música que você cita no seu poema, para que eu possa postá-lo. Se não souber, é só me dizer que posto sem o crédito mesmo. O trecho é este:
    “Sem o teu carinho
    sem os teus abraços
    sem tuas mentiras
    sem os teus fracassos”.

    Valeu mesmo por toda participação!
    Você está cada vez melhor!
    Um enorme abraço!

    ResponderExcluir