domingo, 23 de agosto de 2009

AINDA SOBRE O NEPOTISMO - UMA EXPLICAÇÃO FILOSÓFICA




O primeiro caso de tentativa de nepotismo documentada no Brasil é segundo as pesquisas feitas, a Carta de Caminha.
Naquela época,Caminha já pedia ao Rei, um empreguinho para seu sobrinho: .um rapaz competente e cumpridor dos deveres, tão competente, que precisava de uma carta para corroborar a sua competência.......
O sobrinho de Caminha precisava do famoso "pistolão",palavra muito usada mo Brasil e que vem da palavra epístola (carta), prática essa iniciada por quem? Caminha
Ai começou o nosso contato com o nepotismo e, por tabela, com a corrupção.
Nepotismo vem do latim nepos (neto ou descendente) e serve para designar -favorecimento de parentes em detrimento a outras pessoas, muitas vezes mais qualificadas .
Assim nomeavam-se pelo parentesco e não pela competência.Dai Caminha ter sido o nosso primeiro corrupto e que usava de sua epistola ou carta, para gerar o nepotismo de forma camuflada, como se fosse um pequeno pedido, singelo mas que na verdade era um pedido, quase que velado de “arrume uma vaga para o meu sobrinho ó Rei!”
Atualmente usado como sinônimo da concessão de privilégios ou cargos a parentes no funcionalismo público. Não confundir com o favoritismo simples, que não implica relações familiares com o favorecido.
Vamos aproveitar para dar nome aos bois.
Falemos de outros Países e do início do nepotismo. Assim um dos maiores nepotistas foi Napoleão Bonaparte. Que já em 1809, conseguiu fazer com que 3 de seus irmãos virassem reis de países ocupados por seu exército.
A Igreja Católica também não fica atrás.
Chamava-se “nepote” o sobrinho do papa. Como os papas não tinham filhos, pelo menos ninguém registrou nenhum e apesar de sabemos que alguns tiveram, mas é outra história, tinham sobrinhos,e assim nomeavam a sobrinhada toda para cargos na burocracia da Igreja Católica. Eram bispos, cardeais, membros da Cúria Romana. E por aí vai.
Não pensem que os Estados Unidos,seja o modelo de correção. Lá como aqui, o nepotismo tem momentos de escândalo; nos idos dos anos 60, o presidente John Kennedy teve a coragem de nomear seu irmão Robert Kennedy Attorney general - cargo esse equivalente a um ministro da Justiça!
Assim, como querer reclamar de um Presidente da República, de um Presidente do Senado, de um Diretor de uma Instituição Pública, se eles como perfeitos descendentes do Caminha nada mais fizeram do que” puxar a seu parente “.
Como diz o ditado “quem puxa aos seus não degenera”..
Depois o que dizer de um Pais que, quando foi descoberto, já tinha uma marca que ninguém entendeu na época quando com as caravelas de Cabral, Pero Vaz de Caminha, escrivão-mor da frota, escreveu ao rei d. Manuel I, dizendo da nossa terra :
É uma terra generosa, “onde se plantando, tudo dá”.
Até a corrupção. Até o nepotismo!
Copiando um texto que vi numa reportagem há algum tempo e que por descuido não me lembrei de registrar o nome do autor, mas cito porque é perfeita para se entender porque apesar das Leis as coisas aqui não acontecem:
No Brasil, lei é como vacina. Tem umas que pegam, tem outras que não pegam...
As pessoas esquecem o básico :Ser correto, íntegro, honesto e justo nesse país ou em qualquer lugar é uma obrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário