domingo, 12 de julho de 2009

SOBRE SENTIR-SE SOZINHA 3


Minha amiga Marga fez o comentario mas nao conseguiu publicar assim achei que o que ela colocou é importante e tomei a liberdade de tanscreve-lo:

Ana, como sempre, não consigo enviar comentários...então vou enviá-los por e-mail. Aliás, como ficou grande de qualquer modo e melhor assim.


Concordo. Quem está consigo nunca está sozinha. É claro que também somos seres interdependentes e as oportunidades de crescimento pessoal, profissional, emocional e etc. provêem das relações - fontes que alimentam a vida.

As relações podem se dar de muitos modos: ao ler um livro ou mesmo ao ver um filme, interajo com seu autor agrego ao meu conhecimento o deste; ao participar de uma reunião de trabalho, num seminário conheço novas técnicas, novos procedimentos, novas teorias que poderão melhorar meu trabalho, então mesmo a distância estamos acompanhados recebendo e transmitindo nossos saberes. E para desenvolver o emocional, os sentimentos, aí faz falta o convívio, só ele propicia o atrito direto para lapidamos nossa personalidade, nosso caráter, abastecemos a nossa fonte interna, estabelecemos limites e nos reafirmamos como as pessoas que somos.

Se o “estar sozinha” é aquele momento de estar consigo mesma de sedimentar as vivências e convivências, será um momento que nós preenche. Se, no entanto, é um momento percebido como aquele em que não tenho ninguém disponível, por mais que compreenda as razões... estou só mesmo: É saudades!

Se busco desesperadamente, como diz você, em uma única fonte tudo do que necessito, ainda que ela o tivesse, poderia secar-se muito rápido. Também, há vezes que buscarmos, insistentemente, onde não têm, e aí o sentimento de vazio, a pergunta onde errei?

Então o segredo de não estar só (no sentido de carente), a meu ver, é diversificar os contatos e saber se dedicar cada um deles conforme a necessidade e solicitar a cada um deles conforme a sua possibilidade.


Abraços,

Margarita

Um comentário:

  1. A Marga se expressou muito bem sobre o texto.
    De minha parte, tudo é muito de acordo com o nosso estado de espírito.
    As vezes estamos com mil pessoas à volta e estamos completamente sozinhos.
    Se você consegue lotar um ambiente com a sua presença, vc nunca está sozinha, podes crer!
    bjs,
    Adir

    ResponderExcluir