sábado, 11 de julho de 2009

SOBRE SENTIR-SE SOZINHA

Ana Maria Guimaraes Ferreira

Sábado. Acordei as 9;30 com uma ligação de um amigo que ia viajar e estava se despedindo.
Aproveitei para levantar e fazer coisas que costumeiramente não teria tempo pois estaria no trabalho.
Tomei meu café e assisti a um telejornal na net. Pensei que poderia ir a casa de uma amiga ou ir ao shopping ou almoçar com qualquer uma delas.
O telefone meu pior inimigo e melhor amigo não tocava. Liguei para uma mas ela tinha o aniversario da netinha que tinha que organizar e não poderia almoçar.
A outra não atendia o telefone então desisti.
A terceira tinha marcado um almoço com duas outras amigas que não se viam há muito tempo e eu não queria me meter no meio desses reencontros.
A quarta tinha viajado.
Liguei ate para a filha que após um plantão não atendia.... dormia





Bem pensei vou convidar aquela que nunca falta, nunca desiste, esta sempre a minha disposição – eu mesma.
Me arrumei toda, escolhi o restaurante com carinho, coloquei uma roupa que me fazia sentir bem e lá fui eu toda faceira ao encontro de mim mesma.
Foi muito bom, Fomos as compras e percebi satisfeita que não tenho problemas :ela sempre concorda comigo. Depois fomos ao supermercado onde compramos apenas o necessário.
Uma passadinha pelo Banco.Retiramos apenas o que precisávamos.
E chegamos em casa.
Um silêncio sepulcral me aguardava. O telefone continuava mudo. TV desligada e ate os passarinhos que costumam alardear pelas arvores estavam calados....
E pensei sobre o tema – sentir-se sozinha ou estar sozinha essa era a grande diferença que me fez refletir. Nunca estamos sós é pura ilusão estamos as vezes sozinhos momentaneamente, esporadicamente porque assim queremos.
Sentimo-nos abandonados, sentimo-nos esquecidos mas sozinhos? Só se quisermos.
Temos amigos, vizinhos, colegas, filhos, netos sempre temos alguém ao nosso redor só que as vezes eles estão quando não estamos sós e quando isso acontece, nem percebemos isso. Quando por outro lado acontece de procurarmos os amigos e não o termos a nossa disposição, não significa que estamos sozinhos. Significa que o outro esta temporariamente sem tempo disponível para nos.
O mais engraçado é que normalmente nascemos sozinhos, à excessão de gêmeos e vamos morrer sozinhos mas passamos o tempo reclamando de uma solidão que existe por nossa própria vontade, nosso próprio desejo.
Todos dizem que devemos ter um outro com quem dividir. Todos buscam desesperadamente seus pares, suas tampas de panela..... E quando o ouro morre? O que ficou morre também? Claro que não reorganiza sua vida e aprende a viver consigo mesmo, aprende a viver sozinho.



Fazer almoço para um é ruim. Tomar café sozinho é ruim.
Escovar os dentes sozinho é bom. Ganhar na loteria sozinho é ótimo!

2 comentários:

  1. Que peninha...
    Se eu estivesse aí, eu iria almoçar com você.
    Por um lado, seria bom para nós duas, mas por outro lado, vc deixaria de viver essa experiência maravilhosa de estar consigo mesma.
    Beijos,
    Adir

    ResponderExcluir
  2. Minha madrinha, se eu estivesse uns quilômetros mais perto de vc... Essa solidão- boa também -não teria acontecido...rs.
    O que posso acrescentar a tudo já dito aqui é que solidão sempre terá seus prós e contras. Basta conhecê-los.
    Saudades!
    Bjs,
    FABI.

    ResponderExcluir