sexta-feira, 3 de julho de 2009

ATOS SECRETOS




FOTO INTERNET

Ultimamente fomos apresentados ao famoso "Ato secreto".
Isso me fez refletir sobre as igualdades e desigualdades neste nosso imenso Pais.
Me fez repensar o que nós brasileiros, pensamos do serviço público e porque tantas pessoas se matam de estudar para virarem funcionários públicos.
Sou de um tempo e morava numa cidade cheia de fábricas e grandes Empresas - Rio de Janeiro - onde o sonho de todo estudante era se formar e conseguir um 'TRABALHO'e não um emprego numa grande multinacional porque lá, os funcionários eram avaliados, testados e selecionados e seu trabalho era constantemente avaliado e de acôrdo com o seu desempenho recebiamos promoções e aumentos salariais.
Nada de quem indicava e sim quem passava na seleção.
O funcionário pontual, assiduo e que vestia a camisa da Empresa era o modelo de funcionário padrão e os demais, lutavam para a ele se igualar.
As Empresas cmeçaram a repensar a contratação de parentes porque perceberam que, muitas vezes, a contratação desses, gerava um problema. Quando da demissão de um funcionário indisciplinado ou incompetente: o parente sentia-se ofendido e acabava se revoltando e deixando de cumprir com suas obrigações e a Empresa ganhava então dois problemas ao invés de um.
Mas de um modo geral era uma época em que a carteira profissional representava a vida do empregado - se ele ficava muitos anos na mesma empresa ou se pulava de galho em galho.
Hoje tudo diferente: Quanto mais empregos na carteira melhor.
Como pode ser isso?
Na área pública venho observando que o bom funcionário é punido porque o mal falta, chega atrasado, não respeita a sua instituição e no final do mes recebe igualzinho aquele que se mata para ver a Instituição crescer,
O que estamos ensinando aos estagiários e aqueles que começaram agora a trabalhar?
- que não vale a pena ser bom, o melhor mesmo é ser relapso, impontual, puxa saco que assim, reforçando o ego dos diretores estaremos em breve subindo as escadas do sucesso!
Que bom exemplo o nosso ex-presidente da república, que deveria ser o exemplo do bom e do correto na área pública se ve envolvido com escandalos dos famosos ATOS SECRETOS.
Nomearam, transferiram, promoveram servidores sem critério algum. Salários de ex-diretores foram aumentados pelo próprio interessado.
O homem comum, funcionário simples que ganha miseros salários, tem a Receita Federal roendo-lhe os tornozelos e se erram são pegos pela malha fina. Que malha é essa que não consegue pegar uma mansao nao declarada?
Se nossos extratos bancarios, nossa miguada poupança, nossas aplicações financeiras minguadas, nosso patrimonio é avaliado, conferido, estudado..... porque só o nosso?
Como pode? Se alguém imaginar que se nomeiam netos, parentes, se empregadas domesticas são contratadas como empregadas do senado porque estudar tanto:? Melhor é ter um avô senador, um tio deputado federal, um parente de peso que possa incluir em ato secreto a nossa entrada bem secreta nas tetas do governo...
Por isso os jovens de hoje não estão nem ai para serem profissionais - melhor ser funcionário público!

Lembro de uma época não tão distante em que eu trabalhava no Acre e um motorista de taxi que sempre levava meus filhos a Escola, sabendo que eu era Psicóloga e atuava como Coordenadora do Sistema de Pessoal do Estado, achando que eu mandava e desmandava (coitado) me pediu uma vez para arrumar um emprego para a mulher dele.
Não querendo ser indelicada (ainda não existiam os concursos) eu indaguei mais sobre o que ele efetivamente estava querendo. E ele, muito sorridente e humilde me disse:
- Doutora.... serve qualquer coisa até mesmo de professora!
Então professores eram vistos assim pensei eu que também era professora.

Esse descrédito, é o mesmo que sinto hoje por querer ser honesta, decente, trabalhadora e no entanto mesmo depois de ter sentado o bumbum nas cadeiras escolares, me formado, ter entrado em UNIVERSIDADE, continuo sendo uma assalariada modesta que nem pode se dar ao luxo de parar de trabalhar e gozar a aposentadoria.

E enquanto isso..... no prato virado para cima e para baixo povo assiste perplexo
os atos não tão secretos e pessoas não tão competentes ganhando altos salarios e 03 ou 4 contracheques da mesma fonte engrossando a fileira dos protegidos e nada para oa oprimidos

ISSO É BRASIL !

3 comentários:

  1. Ana,
    Como sempre, em sua verdade tirada do âmago, vc consegue retratar toda essa vergonheira, com poesia.
    Muito bom o texto.
    Beijos,
    Adir

    ResponderExcluir
  2. e esta:

    "Trem da alegria secreto" transformou 82 estagiários da gráfica da Casa em servidores públicos federais.
    www.twitter.com/atossecretos

    ResponderExcluir
  3. Em menos de 1 minuto você estará assistindo TV de graça www.tvdigitalnopc.com.br

    ResponderExcluir