sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O CÂNCER DO SERVIÇO PÚBLICO

RECEBI ESTE ARTIGO DA MINHA GRANDE AMIGA REGINA E NAO PUDE DEIXAR DE PUBLICÁ-LO AQUI COM A AUTORIZAÇÃO DELA O ARTIGO POR SI SÓ FALA TUDO 










O CÂNCER DO SERVIÇO PÚBLICO


O escárnio e o deboche são flagrantes! Para acessar um cargo, emprego ou função pública, no primeiro nível do cargo, o cidadão comum precisa ser previamente aprovado em concurso público, ou seja, preencher requisitos estabelecidos em lei, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo, emprego ou função (Art. 37, I, II, C.F.). Paradoxalmente, para os cargos de direção (presidência, diretoria, chefia de departamento, chefia de serviço, gerência), onde seus ocupantes devem orientar, instruir, ensinar seus subordinados, e de assessoramento, não são exigidos quaisquer requisitos – idade e instrução mínima, conhecimento das atividades desenvolvidas, experiência adquirida, etc.etc. -, isto porque a nossa Lei Maior os prevê como cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração.
Assim, é comum se encontrar um sociólogo “chefiando” uma equipe de engenheiros. Ou um rapazote recém saído da universidade, sem qualquer experiência ou conhecimento do serviço público, “assessorando” um presidente / diretor, “chefiando” servidores com dez anos ou mais de casa, percebendo remuneração até 20 vezes maior do que a do cargo de nível inicial. Este é um dos motivos de revolta e de desestímulo dos servidores públicos, além da baixa remuneração dos seus serviços. Há mesmo órgãos / repartições onde o número desses cargos comissionados é maior que o número de servidores. Isto é, no mínimo, um descalabro para o serviço e servidores públicos.
Qualquer partido político que quiser vencer as próximas eleições em 2010 o conseguirá, com certeza, se se propuser a erradicar esse verdadeiro CÂNCER DO SERVIÇO PÚBLICO.




Maria Regina Marques Meira

2 comentários:

  1. Muito obrigada pela força, amiga! Este é o primeiro dos muitos artigos que pretendo escrever sobre as mazelas do serviço público.

    ResponderExcluir
  2. Maria Regina, se você for irmâ da Carmem Lúcia e da Neusa Beatriz, por favor contate pelo e-mail emeagave@bol.com.br. Fui amiga de adolescência de vocês, em Santa Maria, há idos rs... anos. AGRADECIDA

    ResponderExcluir